Conheça a ferramenta mais completa para modelagem matemática de águas subterrâneas em áreas contaminadas

Agências e órgãos reguladores, tais como a CETESB, através da Decisão de Diretoria DD-038/2017, exigem a modelagem 3D de plumas como atividade obrigatória na investigação, análise de risco, e remediação de áreas contaminadas. Felizmente, a modelagem numérica de fluxo e transporte de contaminantes em águas subterrâneas é, hoje em dia, uma ferramenta ao alcance de todos os profissionais com conceitos básicos de hidrogeologia, e não limitada somente àqueles que tem uma formação matemática avançada. O Visual MODFLOW é uma poderosa ferramenta, escrita por hidrogeólogos, para hidrogeólogos, que, por quase 30 anos, têm permitido aplicações práticas em projetos em todo o mundo. Ainda no ano 1999 por exemplo, seu autor original, Dr. Nilson Guiguer, foi reconhecido pela NGWA (National Groundwater Association dos Estados Unidos) com o prêmio John Hem, por ter sido o profissional que mais permitiu o avanço da ciência hidrogeológica naquela década.

A versão atual do Visual MODFLOW Flex traz uma interface gráfica revolucionária, onde o modelador constrói o modelo conceitual a partir de superfícies, linhas, polígonos e pontos em shape file, Excel e uma variedade de formatos. Toda topografia, geologia, detalhes construtivos dos poços, rios, etc, são entes independentes da malha numérica. A malha então é gerada e as propriedades e condições de contorno são automaticamente associados à célula correspondente. Se o modelador quiser testar diferentes tamanhos ou tipos de malha (diferenças finitas tradicional, refinamento telescópico, ou malha não estruturada), ou se quiser associar um novo rio ou falha, basta criar uma nova malha em alguns minutos. Este processo torna a modelagem muito mais eficiente do que o uso de modelos competidores tradicionais, onde o modelador começa pela malha. Qualquer mudança de modelo conceitual, envolve o retrabalho de refazer o modelo praticamente do zero. 

Para conhecer mais como esta poderosa ferramenta, assista ao webinar abaixo, onde o Visual MODFLOW Flex é utilizado para a simulação da evolução de uma pluma de contaminação em 3D:

Para se capacitar mais em modelagem de fluxo e transporte de contaminantes de águas subterrâneas, a Water Services and Technologies também oferece uma série de cursos, sendo que o próximo ocorrerá de 26 a 29 de Outubro próximo. As vagas são limitadas. Não perca esta oportunidade. Para mais informações clique aqui:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp