A modelagem de estabilidade de taludes é a análise mais comum realizada na geotecnia. Abordagens numéricas em 2D têm dominado as análises realizadas por consultores geotécnicos, e a necessidade de inovações tecnológicas que proporcionem uma plataforma de análise poderosa, flexível e eficiente é uma demanda real do mercado atual.
Nos últimos anos, o interesse em realizar análises de estabilidade de taludes tridimensionais (3D) aumentou, em especial na área da mineração, envolvendo aplicações em barragens de rejeito, pilhas de estéril e cavas de mineração. O rompimento de barragens de rejeitos é uma questão importante que deve ser considerada durante a gestão dessas estruturas. Fatores como a liquefação ou o excesso de pressão d’água nos poros em camadas argilosas, erosão interna e rompimento por piping podem levar a consequências desastrosas. A análise 3D é necessária para modelar, por exemplo, a estabilidade em cavas de mineração, devido especialmente à alta variação topográfica e estratigráfica, que podem variar em todas as três dimensões e influenciar significativamente nos modelos geotécnicos.
A SoilVision, juntamente com a Water Services and Technologies, está oferencendo este curso focado na transição para as análises em 3D, voltado para aplicações em mineração através da plataforma SVOFFICE ™ 5/GT, o qual é usado nas principais áreas de modelagem geotécnica. O curso destina-se a ser um treinamento aprofundado relacionado à análise 2D/3D de estabilidade de taludes, fluxo de água subterrânea (saturado / não saturado) e análise de tensão/ deformação.
Melhore seus conhecimentos em:
- Análise de estabilidade 2D/3D em barragens de rejeito e cavas de mineração
- Análise de adensamento 2D/3D
- Influência do processo de percolação na estabilidade de barragens de rejeito
- Construção de modelos conceituais geotécnicos em 3D
- Integração de dados piezométricos em tempo real e modelos conceituais geotécnicos
O primeiro dia focará na construção de modelos conceituais por meio do SVDESIGNER™, o qual possibilita o desenvolvimento de superfícies e modelos complexos. Metodologias para desenhos geotécnicos em diferentes topografias serão discutidas, assim como metódos para extrair seções transversais 2D ou a geração de modelos numéricos em 3D provenientes de modelagem conceitual.
A integração de monitoramento piezométrico acoplado com a construção de modelos conceituais será demonstrado para aplicações em casos realísticos.
A segunda parte do primeiro dia focará nos conceitos avançados de análise de estabilidade de taludes e suas aplicações, incluindo uma breve revisão teórica dos métodos em 3D. Técnicas para a redução significativa do tempo de modelagem também serão abordados e exemplos em barragens de rejeito e cavas de mineração apresentados.
No segundo dia será abordada a influência de análises de fluxo 2D/3D em meio saturado/não saturado acoplado à modelos de estabilidade de taludes. Exemplos em barragens de rejeito, considerando cenários de rebaixamento rápido e estágios construtivos, serão realizados juntamente com os instrutores.
No terceiro dia o participante obterá conhecimento prático nas análises 2D/3D de tensão/deformação, considerando a modelos de adensamento (acoplado com a influência de fluxo), e aplicações de pequenas e grandes tensões de deformação.
O curso é direcionado para profissionais da área de geotecnia e da mineração que queiram utilizar os benefícios de modelos em 3D para aprimorar suas habilidades e aprender sobre novas técnicas de modelagem. O curso também apresenta a plataforma para análises geotécnicas SVOFFICE ™ 5 / GT, com novos e aprimorados recursos de análise 3D para os geotécnicos. Os participantes devem trazer seus próprios laptops para o curso. Eles receberão cópias do software SVOFFICE ™ 5 / GT para utilização durante o treinamento. 50% do investimento no curso poderá ser aplicado na compra de softwares da SoilVision nos 6 meses seguintes.