Curso básico de modelagem com Visual MODFLOW Flex

Neste curso online abordaremos o processo de modelagem alternando teoria e exercícios práticos, incluindo: o desenvolvimento de modelos conceituais, construção do modelo numérico, calibração, análise de sensibilidade e simulações de múltiplos cenários.

O curso apresenta a teoria e o desenvolvimento prático dos modelos tridimensionais de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes usando o Visual MODFLOW Flex.

Os participantes terão a oportunidade de:

  • Verificar a aplicação prática do Visual MODFLOW Flex em estudos tridimensionais de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes
  • Desenvolver modelos numéricos tridimensionais com grids apropriados, parametrização, condições de contorno e conceituação hidrogeológica local
  • Calibrar modelos para corresponder aos dados de campo observados, isto é, cargas hidráulicas, fluxos e concentrações
  • Usar o código MT3D para modelar a atenuação natural de contaminantes e simular cenários de remediação.

Neste curso será fornecido para todos os participantes:

  • Apostila teórica com o material apresentado no curso, em formato PDF;
  • Apostila de exercícios práticos, em PDF;
  • Instalador da versão mais atual do software;
  • Licença de treinamento para utilização durante o curso.

Este curso acontecerá no dia 14 de maio, das 8h às 17h, perfazendo um total de 8 horas de treinamento. O curso será online e GRATUITO.

Para aqueles que tiverem interesse em obter o Certificado de Participação, será cobrada uma taxa administrativa para emissão do certificado no valor de R$150,00. Escolha a melhor opção de inscrição para você abaixo:

MAURO PRADO, M.Sc., FGS – Hidrogeólogo

Geólogo formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. É especializado em hidrogeologia, abastecimento de água, gerenciamento de recursos hídricos e modelagem matemática de fluxo e transporte de contaminantes em águas subterrâneas. Suas áreas de experiência incluem hidrogeologia aplicada a projetos de mineração, avaliações regionais de recursos hídricos subterrâneos, prospecção de recursos hídricos, gerenciamento de projetos e caracterização de sítios contaminados. Outras áreas de experiência e interesse incluem a perfuração e completação de poços tubulares e poços para dissolução de sal, proteção de aquíferos e aspectos hidrogeológicos relacionados à produção de óleo e gás. Mauro é instrutor nos cursos de modelagem matemática e interpretação de ensaios de aquífero oferecidos pela Water Services and Technologies.