Drenagem de Mina: saiba como realizar a avaliação preventiva a partir das aplicações de ensaios e técnicas laboratoriais

A drenagem ácida da mina (DAM) é formada pela oxidação natural dos minerais sulfetados, que são expostos ao ar e à água, as principais características são: pH ácido, concentração moderada a elevada de metais; elevada concentração de sulfatos, condutividade elétrica elevada, elevado teor de sólidos em suspensão.

 

O processo de drenagem ácida uma vez iniciado é difícil de ser interrompido tendo técnicas de remediações de elevado custo, portanto mesmo que o Brasil ainda não tenha uma legislação específica para mitigação da drenagem de mina, a adoção estudos visando prever o potencial de drenagem tem sido cada vez mais comuns.

 

As principais técnicas empregadas consistem na caracterização física, química e mineralógica do registro rochoso local para avaliação o potencial de geração de acidez e de neutralização e para a simulação do processo de intemperismo, dissolução e precipitação dos minerais.

 

Os principais tópicos abordados neste webinar serão:

  • O que é a drenagem ácida de mina e suas principais características;
  • Porque se preocupar com a DAM? ;
  • Principais análises laboratoriais empregadas na predição de DAM ;
  • Ensaios cinéticos e ensaios estáticos: o que são, quando são indicados e como executá-los.

Carolina Bittencourt

Carolina tem mais de 13 anos de experiência em Geoquímica Ambiental, Processamento Aquoso de Minerais e Hidrometalurgia. Carolina desenvolve modelos hidrogeoquímicos, envolvendo transporte de massa e energia, avaliação de drenagem de mineração e efluentes contaminados por produtos químicos inorgânicos e radionuclídeos. Tem experiência na avaliação de projetos de mineração (principalmente minérios de ouro, cobre, lítio, urânio e terras raras) para estudos de viabilidade e pré-viabilidade, due diligence e auditorias nas normas JORC (2012) e NI-43101. De 2010 a 2015, lecionou em Instituições de Ensino Superior (Brasil) disciplinas relacionadas à geoquímica ambiental, contaminação de solos e lençóis freáticos e processamento mineral. Carolina é autora de artigos na área de geoquímica ambiental aplicada, com ênfase no estudo de previsão de drenagem ácida de mina, contaminação de recursos hídricos.