HIDROGEOQUÍMICA AMBIENTAL E MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

A Water Services and Technologies, em conjunto com a Associação Brasileira de Água Subterrânea – Núcleo Minas Gerais (ABAS-MG) e a Hidrogeo, tem o prazer de oferecer esse curso focado em princípios e aplicações de hidrogeoquímica. O participante terá a oportunidade de aprimorar o conhecimento a respeito da geoquímica ambiental, e suas aplicações nos mais diversos campos.

Nesse curso serão abordados fundamentos e aspectos aplicados da hidrogeoquímica, relacionados à composição química e qualidade das águas subterrâneas. Os principais temas a serem apresentados são:

– Introdução à hidrogeoquímica, geologia aplicada à hidrogeoquímica, processos físico-químicos e biogeoquímicos nas águas subterrâneas, classificação hidroquímica e enquadramento (Res. CONAMA 396/2008), e conceitos de vulnerabilidade e risco.
– Etapas envolvidas num trabalho de caracterização/monitoramento hidrogeoquímico: Definição de programa de monitoramento (aspectos legais e aplicados), técnicas de campo e laboratório, controle de qualidade e interpretação dos resultados.
– Tópicos aplicados específicos: Hidrogeoquímica em áreas de mineração, drenagem ácida de mina, transporte de contaminantes, hidrogeoquímica em ambientes cársticos e conceitos de modelagem numérica hidrogeoquímica.
– Exercício prático de análise de dados hidrogeoquímicos utilizando um software especializado – Aquachem.

Realização

Introdução à Hidrogeoquímica

Geologia, mineralogia e hidrogeologia aplicada à hidrogeoquímica

Princípios da hidrogeoquímica: processos fisicoquímicos e biogeoquímicos nas águas subterrâneas; Características físico-químicas e químicas naturais das águas; parâmetros de qualidade e coloides

Critérios de classificação hidroquímica; Classificação para enquadramento: sistema de padronizado de classes e uso (resolução CONAMA 396/2008);

Conceitos de vulnerabilidade e risco de contaminação a aquíferos.

Planejamento do programa de monitoramento:

Introdução ao monitoramento das águas subterrâneas: tipos de monitoramento, tipos de redes; parâmetros, escalas e frequência;

Aspectos Legais – Legislação estadual / federal | Condicionante ambiental

Aspectos Aplicados

Áreas contaminadas

Áreas de mineração

Tipos de aquíferos: Poroso x Fissural/Cristalino x Cárstico

Coleta de Dados (técnicas e parâmetros) Campo: Bailer / baixa vazão / alta vazão | Parâmetros de campo Laboratório Análise e interpretação dos dados Controle de qualidade (QA/QC) Técnicas de interpretação de dados hidrogeoquímicos: Gráficos interpretativos Balanço iônico Análise isotópica

Tópicos aplicados

Exemplos de redes monitoramento de águas subterrâneas

Hidrogeoquímica em contexto de mineração / Drenagem ácida de minas

Hidrogeoquímica de aquíferos cársticos

Transporte de contaminantes

Conceitos de modelagem hidrogeoquímica (MODFLOW, FEFLOW, PHREEQC e PHAST)

Exercício

Exercício prático de interpretação de dados no Aquachem

Criação de banco de dados hidroquímicos e importação de resultados de campo e laboratoriais

Controle de qualidade dos resultados

Geração de gráficos e análise interpretativa de dados hidroquímicos

Análise de reações água-rocha na água subterrânea

Instrutores

Nossos instrutores são profissionais inseridos na indústria, com experiência na área da hidrogeoquímica ambiental e de águas subterrâneas

Suely Mestrinho, Ph.D.

Flávio Vasconcelos, Ph.D.

Rafael Albuquerque, M.Sc.

Hidrogeoquímica QUALI_água
Geoquímico Ambiental HidroGeo
Hidrogeoquímico / Hidrogeólogo Water Services and Technologies
Ph.D em Recursos Minerais e Hidrogeologia; M.Sc em Geoquímica e Meio Ambiente. Química Industrial. Durante 27 anos foi Professor nos cursos de Graduação em Geologia e Pós-Graduação em Geoquímica e Meio Ambiente no Instituto de Geociências da UFBA. Atualmente exerce a atividade de consultor em monitoramento, classificação e enquadramento de águas subterrâneas, inclusive atuando em projetos da UNESCO associados à temática. Há mais de 20 anos tem sido instrutor de numerosos cursos e palestras em outras Universidades, Organizações e eventos científicos, sobre Hidrogeoquímica Ambiental, Geoquímica e Contaminação de Águas Subterrâneas, Proteção e Gestão de Águas Subterrâneas, Qualidade dos Recursos Hídricos em bacias hidrográficas, dentre outros. A atuação científica engloba a coordenação e participação em diversos projetos nacionais e internacionais, publicações e capítulos de livros relacionados à Qualidade dos Recursos Hídricos, Hidrogeoquímica e Monitoramento de Águas Subterrâneas.
Geoquímico Ambiental: Geólogo, com 25 anos de experiência na Área de Ciências e Engenharia Ambiental (Atuação em estudo de biodisponibilidade de metais em sedimentos pela Universidade de Delaware EUA e de impactos de arsênio em sítios de mineração pela UFMG e em empresa de consultoria); mestrado e doutorado pela Colorado School of Mines EUA e pós-doutorado pela Universidade de Delaware e UFMG. Elaboração e desenvolvimento de mais de uma centena de estudos de transporte de contaminantes em água subterrânea, modelo da futura qualidade de lago de cava, zona de mistura de descarte de efluentes industriais e na gerência de projetos que envolvem a elaboração de planos conceituais de descomissionamento de mineração (Nexa Resources S.A.; Anglo Gold Ashanti e Vale – Mina de Águas Claras). Forte atuação na área técnica de gestão de áreas contaminadas incluindo estudo de background geoquímico, investigações preliminares, confirmatória e detalhadas em sítios industriais em atividade ou já paralisados. Em 2009 liderou a criação da entidade técnica científica SANAP (South America Network for Acid Prevention) que tem como principal objetivo a promoção da discussão científica da questão de Drenagem Ácida de Rocha entre centros de pesquisa, universidades, empresas de consultoria e as empresas de mineração. Autor do livro: Avaliação da Qualidade de Água – Base Tecnológica para Gestão Ambiental. Em 2017 trabalhou como consultor para Fundação Renova no projeto de avaliação da qualidade de sedimentos e das águas do Rio Doce pós acidente de Mariana.
Geólogo formado na Acadia University, com mestrado em geologia enfocado em hidrogeoquímica pela Simon Fraser University, Canadá. Possui 10 anos de experiência em projetos de hidrogeologia e hidrogeoquímica, tendo atuado em trabalhos relacionados à mineração, aquíferos regionais, ocorrência natural e antrópica de metais e demais solutos na água subterrânea, e utilização de parâmetros hidrogeoquímicos e isotópicos em estudo hidrogeológicos. Possui experiência sólida em modelagem conceitual e numérica de fluxo e transporte. Recebeu premiação da Geological Society of America pela qualidade e relevância de sua pesquisa de mestrado, relacionada à mobilização de metais em água subterrânea. Integra a equipe de consultoria da Water Services and Technologies, e também ministra regularmente cursos e webinars sobre modelagem numérica, análise de dados hidrogeoquímicos e interpretação de ensaios de bombeamento.