Introdução à Modelagem Numérica de Águas Subterrâneas com FEFLOW e Visual MODFLOW Flex

Modelos computacionais são imprescindíveis para representar cenários cada vez mais complexos de gestão de águas subterrâneas. Este curso online e gratuito de 3 dias oferece treinamento abrangente em modelagem de água subterrânea e atualização em técnicas e ferramentas disponíveis no mercado. Os tópicos vão desde os fundamentos teóricos dos fluxos de água e transporte de contaminantes em subsuperfície até a aplicação prática de modelos computacionais.

O curso compreende a introdução dos procedimentos práticos de modelagem de fluxo e transporte, incluindo o estabelecimento de modelos conceituais, desenvolvimento de modelos numéricos e calibração. Os exercícios práticos abordarão um caso de fluxo e um caso de transporte de contaminantes para cada software utilizado.

No final, os participantes terão uma melhor compreensão dos conceitos físicos envolvidos, dados necessários e modelos aplicáveis para garantir o sucesso dos projetos de modelagem. O foco é o desenvolvimento de competências no FEFLOW e Visual MODFLOW Flex, os pacotes de software mais utilizados por profissionais de águas subterrâneas em todo o mundo. O Instrutor é um especialista mundialmente renomado em suas áreas de atuação.

OBJETIVO GERAL

Dar uma introdução àqueles que queiram se iniciar em modelagem de fluxo águas subterrâneas e o transporte de poluentes em subsuperfícies, com ênfase especial na aplicação prática do desenvolvimento de competências no FEFLOW e Visual MODFLOW Flex. Para isso, o curso foi estruturado para que o participante possa adquirir uma gestão razoável dos programas de simulação, com duas metodologias de solução diferentes das equações de fluxo de água e transporte contaminante: através do uso de diferenças finitas e através do uso de elementos finitos.

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado a hidrólogos, geólogos, hidrogeólogos, cientistas ambientais, reguladores estaduais ou federais, gestores, consultores e pesquisadores que queiram ter uma introdução à modelagem numérica de fluxo de águas subterrâneas e transporte de solutos ou ficar atualizado nas tecnologias mais modernas do mercado.

MODALIDADE

Virtual: serão discutidos conteúdos teóricos, exercícios e casos práticos que tratarão da modelagem numérica do fluxo subterrâneo de água e do transporte de solutos.

DURAÇÃO

O curso será realizado nos dias 16, 17 e 18 de março de 2022 e terá duração de 24 horas.

Horário: das 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30 (horário de São Paulo – UTC-03:00).

REQUISITOS

Espera-se que os participantes tenham uma compreensão básica prévia dos conceitos de hidrogeologia. A parte do material será fornecida em português e inglês, por isso um conhecimento intermediário da língua inglesa é ideal.

Os participantes devem portar seus próprios laptops para o desenvolvimento dos exercícios com os seguintes requisitos mínimos de sistema:

  • Sistema Operacional: Windows 10 Pro
  • Processador: x64, 2.2 GHz (ou maior)
  • Memória: 8 GB (ou maior)
  • Disco Rígido: 128 GB (ou maior)
  • Monitor: Full HD (1920 x 1080)
  • Adaptador Gráfico: >=2 GB memória, >= 24bit color, Shade version >=1.30
  • Sistema de Arquivos: NTFS

NESTE CURSO SERÁ OFERECIDO

  • O conteúdo e o material do curso, em formato digital – PDF.
  • Dados dos exercícios práticos.
  • Licenças temporárias dos programas FEFLOW e Visual MODFLOW Flex para desenvolvimento dos exercícios práticos.

Opcionalmente, para aqueles que queiram obter um Certificado de Participação, será cobrada uma taxa administrativa no valor de R$200,00.

Clique no botão abaixo e inscreva-se já!

TEMÁRIO

MODELAGEM DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS COM FEFLOW E VISUAL MODFLOW FLEX
  1. Conceitos básicos de fluxo e transporte de contaminantes em subsuperfícies.
  2. Princípios dos processos de modelagem: dados, desenvolvimento e calibração de modelos e interpretação dos resultados.
  3. Desenvolvimento de modelo conceitual e construção de modelo numérico.
  4. Estabelecendo condições de contorno adequadas.
  5. Modelagem de fluxos subterrâneos com FEFLOW e Visual MODFLOW Flex.
  6. Modelagem de transporte de contaminante com FEFLOW e Visual MODFLOW Flex.
  7. Modelos de estado estacionário ou transiente.
  8. Avaliação de resultados, visualização e animações.

NILSON GUIGUER, Ph.D.

Especialista em modelagem numérica e transporte de contaminantes em águas subterrâneas. Diretor-presidente da Water Services and Technologies. Autor de vários pacotes de software, incluindo Visual MODFLOW. Especialista líder na área com mais de 30 anos de experiência prática.

Especialista em modelagem numérica de águas subterrâneas. Autor de muitos modelos computacionais, incluindo Visual MODFLOW, Flowpath, Flonet entre outros. Mestre em hidrogeologia pela USP e Doutor em Hidrogeologia pela Universidade de Waterloo, Canadá. Atuou como consultor em inúmeros projetos aplicando modelos em mineração, gestão de recursos hídricos, impactos ambientais e remediação. Renomado instrutor, já ministrou mais de 100 cursos profissionais em várias partes do mundo.

Ele recebeu o Prêmio John Helms da National Groundwater Association em 2000, um prêmio anual dado em reconhecimento ao profissional que mais contribuiu para o avanço da ciência das águas subterrâneas.