Modelagem Hidrogeológica com Visual MODFLOW Flex (Módulo I – Curso Básico)

Neste curso online abordaremos a introdução aos principais conceitos da modelagem hidrogeológica com aplicações práticas no software Visual MODFLOW Flex. Alternando teoria e prática abordaremos:

  • A utilização do Visual MODFLOW Flex para projetos de fluxo de águas subterrânea e transporte de contaminantes;
  • O desenvolvimento de modelos conceituais;
  • O desenvolvimento de modelos numéricos tridimensionais com grids apropriados, parametrização, condições de contorno e conceituação hidrogeológicas

A variedade de tópicos abordados neste curso fornecerá aos modeladores novatos a base de conhecimento necessária para iniciar um projeto. Será adquirido o conhecimento básico da teoria e dos conceitos do fluxo de águas subterrânea, capacitando para iniciar a criação de modelos tridimensionais, rodar simulações e analisar cenários utilizando o software o Visual MODFLOW Flex, abrindo opções para os interessados em aprofundar seus conhecimentos nos próximos cursos do mesmo software.

Neste curso será fornecido para todos os participantes:

  • Apostila teórica com o material apresentado no curso
  • Apostila de exercícios práticos
  • Instalador da versão mais atual do software
  • Licença de treinamento para utilização do software com duração de 15 dias


Mauro-Prado-Water-Services-Brasil-300x300

MAURO PRADO, M.Sc., FGS

MAURO PRADO, M.Sc., FGSHidrogeólogoGeólogo formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. É especializado em hidrogeologia, abastecimento de água, gerenciamento de recursos hídricos e modelagem matemática de fluxo e transporte de contaminantes em águas subterrâneas. Suas áreas de experiência incluem hidrogeologia aplicada a projetos de mineração, avaliações regionais de recursos hídricos subterrâneos, prospecção de recursos hídricos, gerenciamento de projetos e caracterização de sítios contaminados. Outras áreas de experiência e interesse incluem a perfuração e completação de poços tubulares e poços para dissolução de sal, proteção de aquíferos e aspectos hidrogeológicos relacionados à produção de óleo e gás. Mauro é instrutor nos cursos de modelagem matemática e interpretação de ensaios de aquífero oferecidos pela Water Services and Technologies.