Modelagem Numérica de Águas Subterrâneas: Aplicações Práticas utilizando Visual MODFLOW Flex

modelagem matemática visual modflow flex

Este curso online de modelagem numérica com Visual MODFLOW Flex apresenta a teoria e o desenvolvimento prático de modelos tridimensionais de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes através da metodologia de diferenças finitas.

Alternando teoria e exercícios práticos de modo a abordar todo o processo de modelagem. Aprenda desde o desenvolvimento de modelos conceituais, construção do modelo numérico, calibração, análise de sensibilidade e simulações de múltiplos cenários.

Os participantes terão a oportunidade de:

  • Verificar a aplicação prática do Visual MODFLOW Flex em estudos tridimensionais de fluxo de água subterrânea e transporte de contaminantes;
  • Desenvolver modelos numéricos tridimensionais com grids apropriados, parametrização, condições de contorno e conceituação hidrogeológica local;
  • Criar malhas numéricas retangulares, malhas com refinamento local e malhas poligonais não estruturadas;
  • Calibrar modelos para corresponder aos dados de campo observados, isto é, cargas hidráulicas, fluxos e concentrações;
  • Usar código MODPATH para modelar o rastreamento de partículas tridimensionais para a delineação da zona de captura;
  • Usar a ferramenta Zone Budget para avaliar o balanço de água sub-regional dentro do domínio do modelo, tais como surgência de água em cavas, impactos de bombeamento em rios etc.;
  • Usar o código MT3D para modelar a atenuação natural de contaminantes e simular cenários de remediação.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais ambientais, estudantes, pesquisadores e gestores que lidam com desafios envolvendo águas, contaminantes, quantificação de recursos, análises de qualidade, avaliação de impactos e licenciamento ambiental em meios subterrâneos, que queiram conhecer o método de diferenças finitas e ter uma introdução às aplicações com Visual MODFLOW Flex.

MODALIDADE

Virtual:  conteúdos teóricos, exercícios e casos práticos que tratarão da modelagem numérica do fluxo subterrâneo de água e do transporte de solutos.

DURAÇÃO

O curso acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2022, com duração de 24 horas.

Horário: das 08:00 às 17:00 (horário de São Paulo – UTC-03:00).

REQUISITOS

Espera-se que os participantes tenham uma compreensão básica prévia dos conceitos de modelagem e/ou hidrogeologia.

Os participantes devem portar seus próprios laptops para o desenvolvimento dos exercícios com os seguintes requisitos mínimos de sistema:

  • Sistemas operacionais suportados: Windows 10 Pro ou Enterprise
  • Processador: 32 bits ou 64 bits
  • Disco rígido: 500 MB espaço livre com espaço suficiente para executar um modelo
  • RAM: 8GB ou mais recomendado*

NESTE CURSO SERÁ OFERECIDO

  • O conteúdo e o material do curso, em formato digital – PDF.
  • Dados dos exercícios práticos.
  • Licença de treinamento para utilização do software.
  • Certificado de Participação.

MATRÍCULA

Para realizar sua matrícula, basta clicar no botão abaixo e preencher o formulário. Você receberá um e-mail de confirmação. Sua vaga só estará assegurada e sua matrícula concluída após a finalização do pagamento. O valor da matrícula é de R$3.000,00 (três mil reais).

Inscreva-se já, porque as vagas são limitadas!

MAURO PRADO, M.Sc., FGS – Hidrogeólogo

Geólogo formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, Inglaterra. É especializado em hidrogeologia, abastecimento de água, gerenciamento de recursos hídricos e modelagem matemática de fluxo e transporte de contaminantes em águas subterrâneas. Suas áreas de experiência incluem hidrogeologia aplicada a projetos de mineração, avaliações regionais de recursos hídricos subterrâneos, prospecção de recursos hídricos, gerenciamento de projetos e caracterização de sítios contaminados. Outras áreas de experiência e interesse incluem a perfuração e completação de poços tubulares e poços para dissolução de sal, proteção de aquíferos e aspectos hidrogeológicos relacionados à produção de óleo e gás. Mauro é instrutor nos cursos de modelagem matemática e interpretação de ensaios de aquífero oferecidos pela Water Services and Technologies.