Planejamento e Interpretação de Testes de Bombeamento, de Eficiência de Poços e Slug Tests

Os ensaios de aquífero são procedimentos que fornecem informações essenciais para a caracterização do meio subterrâneo tais como parâmetros hidrodinâmicos, o tipo de aquífero avaliado, a performance de poços de bombeamento e o potencial impacto destes no aquífero.

Neste curso, os participantes aprenderão a planejar e interpretar dados oriundos de diferentes tipos de ensaios, incluindo slug tests, testes de bombeamento e ensaios de aquíferos com múltiplos poços de observação. Por meio de exercícios, analisarão dados obtidos com estes ensaios por meio de diversos métodos utilizando o software AquiferTest. Também aprenderão a extrair informações dos ensaios, além dos parâmetros hidrodinâmicos, relevantes para a caracterização do aquífero avaliado.

Os tópicos incluídos neste curso são:

– Cálculo dos parâmetros hidrodinâmicos relevantes;
– Determinação do tipo de aquífero com base nos resultados dos ensaios;
– Diferentes métodos empregados na interpretação dos resultados dos ensaios;
– Avaliação do desempenho e perda de carga em poços de captação.

DaniloAlmeida-Water-Services-Brasil-300x300

Instrutor: Danilo Almeida

Geólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como consultor realizando trabalhos de modelamento matemático de aquíferos, cadastramentos de nascentes e projetos de rebaixamento do nível d’água para mineração, com foco na drenagem e também nos possíveis impactos na disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. Após alguns anos entrou para a Companhia Vale, atuando como hidrogeólogo responsável pelo rebaixamento do nível de água na mina Timbopeba em Mariana e nas Minas de Itabira. Coordenou o grupo institucional de recursos hídricos, atuando para a racionalização do uso da água nas unidades operacionais da empresa, além da solicitação e acompanhamento de outorgas. Representou a empresa em comitê de bacia hidrográfica, com envolvimento direto nas questões legais relacionadas com o uso da água.