Princípios de perfuração e completação de poços de água

O geólogo Fernando Zulian com mais de 30 anos de experiência em perfuração de poços irá ministrar o mini curso “Princípios de Perfuração e Completação de Poços de água”. Serão 12h de curso, a serem ministradas nas manhãs dos dias 19, 20 e 21 de maio.

Este mini-curso de caráter introdutório abordará noções básicas sobre como projetar um poço tubular para captação das águas subterrâneas, de forma a atender as normas ABNT NBR 12212 e NBR 12244.

Os principais tópicos que serão abordados são:

  • Introdução a história da perfuração no Brasil;
  • Tipos de poços;
  • Métodos de perfuração mais utilizados;
  • Fases de execução de um poço;
  • Exercício prático de como projetar um poço tubular.
fernandozulian-300x300 (1)

FERNANDO ZULIAN

Geólogo graduado pela Universidade Estadual Paulista, Fernando Zulian possui mais de 30 anos de experiencia em perfuração de poços e consultoria, abrangendo gestão de projetos e operações, aquisições e due diligence, e desenvolvimento de negócios. Atuando principalmente nas indústrias de mineração, abastecimento de água e óleo e gás, Fernando já gerenciou desde de projetos de pequeno porte até projetos de 35 milhões de dólares. Os projetos envolveram perfuração de poços verticais e direcionais para rebaixamento de lençol freático e suprimento de água, caracterização geológica e hidrogeológica através de geofísica, monitoramento ambiental, além de implantação e operação de sistemas de tratamento de água e efluentes. Sua experiencia internacional inclui serviços em países como Brasil, Estados Unidos da América, México, Argentina, Austrália e Colômbia. Como professor convidado, ele ministrou aulas sobre técnicas de perfuração nas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de ter atuado como conselheiro do Conselho de Recursos Hídricos da Federação das Industrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), no Comitê de Reúso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/RJ) e membro convidado do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Atualmente é Diretor Comercial da Water Services and Technologies onde também atua como Geólogo e Gerente de Projetos de Perfuração.