Série de Webinars Gratuitos WST Maio 2020

Em 2019, a Water Services and Tecnologies capacitou centenas de profissionais através de uma série de cursos e eventos, os quais você pode saber um pouco mais aqui. Devido à alta demanda, ouvimos nossos clientes e ampliamos ainda mais a lista de cursoswebinars e workshops para 2020. Já temos mais de 15 webinars gratuitos programados, abordando os mais variados temas dentro da hidrogeologia, modelagem geológica e gestão de dados ambientais. Também estamos oferecendo diversos cursos online. Confira o calendário completo de cursos e webinars: 

Para o mês de maio estamos com inscrições abertas para os seguintes webinars:

Este webinar abordará os procedimentos básicos que devem ser adotados durante a construção de um poço tubular, para garantir a correta proteção sanitária do mesmo, evitando que haja infiltração de águas superficiais e sub superficiais, potencialmente contaminadas, para o interior do poço. Além disso, serão apresentadas alternativas para mitigar os problemas construtivos de poços, relacionados com a má execução da proteção sanitária. O objetivo deste webinar é de transmitir informações básicas aos profissionais que pretendem fazer uso das águas subterrâneas, de forma a atender a norma ABNT NBR 1224 – Construção de poço para captação de água subterrânea.
Este webinar trará informações sobre a importância da modelagem integrada para obter dados mais precisos de recarga de aquíferos, e como o que acontece acima do nível do solo afeta a dinâmica das águas subterrâneas. Para exemplificação prática do abordado serão utilizadas as ferramentas MIKE SHE e SWAT MODFLOW. Alguns tópicos que serão apresentados: introdução à modelagem integrada; Funcionalidades do MIKESHE x Funcionalidades do SWAT-MODFLOW; Principais vantagens em cada uma das ferramentas; Estudo de caso: como as mudanças de uso do solo podem afetar a recarga de aquíferos na bacia hidrográfica do rio Itajaí.
Em estudos de águas subterrâneas, a estimativa da recarga que efetivamente chega no lençol freático é feita de uma maneira empírica, baseada em uma porcentagem fixa da precipitação, muitas vezes levando-se em conta o material geológico, uso do solo, ou declividade. Uma alternativa é a utilização de modelos hidrológicos que integram de maneira mais sistemática. Esta metodologia é ainda mais importante em regiões áridas e semi-áridas, onde eventos isolados de precipitação tem uma forte influência na recarga efetiva, a qual pode variar fortemente de ano a ano. Neste webinar será demonstrada a ferramenta MIKE-SHE em um estudo de caso real.

En los estudios de aguas subterráneas, la estimativa de la recarga que realmente alcanza la capa freática se realiza de forma empírica, en función de una porcentaje de la precipitación, teniendo en cuenta el material geológico, el uso del suelo o la pendiente. Una alternativa es el uso de modelos hidrológicos que se integran de manera más sistemática. Esta metodología es más importante en las regiones áridas y semiáridas, donde los eventos de precipitación aislados tienen una fuerte influencia en la recarga efectiva, que puede variar mucho de un año a otro. En este seminario web, la paqueta de software MIKE-SHE se utilizará en un estudio de caso real. 

O uso de traçadores corantes é uma ferramenta bastante útil em estudos para melhor compreensão da hidrologia subterrânea. Estudos com traçadores podem auxiliar na resposta às seguintes perguntas 1) Para onde a água vai; 2) Quando tempo demora para chegar lá; 3) O que ocorre no caminho; 4) Como ocorre a iteração entre águas superficiais e subterrâneas Neste webinar o especialista da Water Services and Technologies Nilson Guiguer discutirá as vantagens e aplicabilidade de traçadores corantes e apresentará um estudo de caso completado recentemente pela WST em uma zona cárstica. 

Perdeu algum webinar apresentado?

Conheça o canal do Youtube da WST, no qual são inseridos as gravações de webinars passados. Se inscreva e fique sempre atualizado nas mais diversas áreas da hidrogeologia, modelagem geológica e gerenciamento de dados. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp