WST apresenta na Feflow International User Conference 2018

A Water Services and Technologies participou da Feflow International User Conference 2018, que foi realizada em Denver, CO, de 3 a 6 de Dezembro, apresentando o trabalho “Assessing the Importance of Modeling Karst Conduit Flows into an Underground Mine: a Case Study in Brazil”, que ilustra como um modelo numérico pode ser utilizado ao longo dos anos para a tomada de decisões em minas subterrâneas.

O caso apresentado foi o da Mina de Zinco de Vazante, pertencente à NEXA Resources, onde os geólogos e engenheiros da Water Services and Technologies vêm trabalhando em diferentes projetos desde 2007. O modelo de fluxo de águas subterrâneas, desenvolvido em FEFLOW, vem sendo regularmente atualizado, o que permite aos técnicos da NEXA projetarem taxas da vazão a ser drenada da mina, a evolução do cone de rebaixamento, projeto de novas instalações de bombeamento e medidas mitigadoras.

Este trabalho, em particular, demonstrou a importância de se considerar feições cársticas no modelo de fluxo. O resultado do trabalho foi publicado recentemente no Hydrogeology Journal (Ninanya, Guiguer et al. 2018)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp