Vitória, ES – Nos dias 28 e 29 de julho, a equipe de Serviços Digitais da Water Services and Technologies concluiu a segunda etapa do projeto Sistema de Monitoramento de Parâmetros Ambientais do Espírito Santo (SIMPA/ES) para o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
A iniciativa marca um avanço substancial no monitoramento ambiental, destacando-se pela implantação de uma plataforma web integrada para gerenciamento e controle de dados técnicos.
O evento foi sediado na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), reunindo especialistas e lideranças técnicas para debater os desafios e soluções relacionados à gestão de dados ambientais.
Com capacidade para integrar dados históricos e cruzar múltiplos parâmetros técnicos, o SIMPA/ES promete acelerar o processo de licenciamento ambiental, tornando-o mais eficiente e transparente.
Segundo o diretor-geral do Iema, Mário Louzada, a segunda fase trouxe novas matrizes de condicionantes ambientais.
“Estamos avançando em direção a uma relação mais colaborativa e responsável entre o setor produtivo e o poder público”, afirmou.
Já o diretor técnico Gilberto Sipioni ressaltou a importância da transformação digital no sistema:
“A agilidade na análise e interpretação de dados permite respostas rápidas e assertivas às anomalias, reduzindo riscos, aumentando a precisão e promovendo automação e integração entre setores um salto qualitativo na gestão ambiental.”
A Water Services and Technologies foi responsável pelo desenvolvimento da solução tecnológica e pela condução dos treinamentos.
No primeiro dia, as capacitações foram direcionadas aos servidores do Iema; nos dias 30 e 31 de julho, o treinamento foi estendido aos representantes de empreendimentos ambientais, garantindo uso qualificado da plataforma.
Destaques técnicos:
- Plataforma web com integração de dados históricos e cruzamento de parâmetros ambientais;
- Matização de condicionantes para maior robustez na gestão técnica;
- Dashboards e relatórios automáticos que apoiam decisões rápidas e seguras;
- Capacitação técnica para servidores públicos e usuários do setor produtivo.
Para saber mais sobre como nossa equipe pode apoiar a implementação de sistemas digitais para gestão hídrica e ambiental, entre em contato conosco.




